- "O que é isso? Uma margarida?" - Perguntou meu filho mais novo.
- "Ah... margarida? Bem que parece, mas não é." Neste momento, pensei se iria valer a pena explicar tim-tim por tim-tim tudo sobre o meu trabalho para eles, ou se seria então melhor fantasiar um pouco para que a explicação se tornasse mais interessante aos seus ouvidos. Então falei: "Na verdade, esta margarida representa as pessoas do grupo de pesquisa da mamãe".
- "Ah, já entendi! Cada quadradinho daqueles é uma pessoa do grupo." - Disse o mais velho com um certo ar de quem tem sempre que entender de tudo.
- "Isso mesmo!"
-"Ah, então é isso que você faz no trabalho?"
- "É... além de outras coisas"... e já empolgada em falar mais deste meu trabalho com os meninos, continuei...
-"Cada número dentro do quadradinho se refere a um pesquisador do grupo." Fiquei feliz e também surpresa de ver que o trabalho estava sendo tão rápidamente entedido, quando então surge outra dúvida do menor...
- "E por que que aquelas pétalas da margarida ali estão caindo, penduradas por esses fios? hummm... Bem, voltamos tudo a estaca zero... mas vamos lá...
-"Meu lindo, esta "margarida", que na verdade não é uma "margarida", tem esses "fios" pendurados para ligar os números entre eles. Assim as pessoas que os números representam, se mostram ligadas por esta figura da margarida"... - Pensei em parar por aqui, mas depois resolvi continuar já que eles ouviam com atenção. "Essas linhas mostram que, de uma certa forma, as pessoas nos seus trabalhos se interessam pelo mesmo assunto"... "Entenderam?"
- "Humm Humm."
- "Humm Humm."
- "Ok, então agora deixem a mamãe continuar a trabalhar senão o artigo não fica pronto"... Enquanto isso um amiguinho já havia batido à porta e já se encontrava aqui em casa para brincar com os meninos.
-"O que vocês estavam fazendo?"
- "Nada não. A mamãe só estava nos mostrando a "margarida" que ela desenhou no computador..."
- ???!!!???!!!????