Visitante

30 de jun. de 2009

É "isso" que você faz??

É engraçado como as crianças veem nosso trabalho com uma ótica toda delas. Ontem, após eu ter passado horas gerando gráficos para analisar a rede acadêmica do projeto do qual estou trabalhando com o meu grupo de pesquisa, os meninos chegaram curiosos e queriam entender as figuras que viam na frente deles. Escolheram então uma delas para apreciar e...

- "O que é isso? Uma margarida?" - Perguntou meu filho mais novo.

- "Ah... margarida? Bem que parece, mas não é." Neste momento, pensei se iria valer a pena explicar tim-tim por tim-tim tudo sobre o meu trabalho para eles, ou se seria então melhor fantasiar um pouco para que a explicação se tornasse mais interessante aos seus ouvidos. Então falei: "Na verdade, esta margarida representa as pessoas do grupo de pesquisa da mamãe".

- "Ah, já entendi! Cada quadradinho daqueles é uma pessoa do grupo." - Disse o mais velho com um certo ar de quem tem sempre que entender de tudo.

- "Isso mesmo!"

-"Ah, então é isso que você faz no trabalho?"

- "É... além de outras coisas"... e já empolgada em falar mais deste meu trabalho com os meninos, continuei...

-"Cada número dentro do quadradinho se refere a um pesquisador do grupo." Fiquei feliz e também surpresa de ver que o trabalho estava sendo tão rápidamente entedido, quando então surge outra dúvida do menor...

- "E por que que aquelas pétalas da margarida ali estão caindo, penduradas por esses fios? hummm... Bem, voltamos tudo a estaca zero... mas vamos lá...

-"Meu lindo, esta "margarida", que na verdade não é uma "margarida", tem esses "fios" pendurados para ligar os números entre eles. Assim as pessoas que os números representam, se mostram ligadas por esta figura da margarida"... - Pensei em parar por aqui, mas depois resolvi continuar já que eles ouviam com atenção. "Essas linhas mostram que, de uma certa forma, as pessoas nos seus trabalhos se interessam pelo mesmo assunto"... "Entenderam?"

- "Humm Humm."

- "Humm Humm."

- "Ok, então agora deixem a mamãe continuar a trabalhar senão o artigo não fica pronto"... Enquanto isso um amiguinho já havia batido à porta e já se encontrava aqui em casa para brincar com os meninos.

-"O que vocês estavam fazendo?"

- "Nada não. A mamãe só estava nos mostrando a "margarida" que ela desenhou no computador..."

- ???!!!???!!!????

27 comentários:

Ana Filipa Oliveira disse...

Muito interessante a conversa com os seus filhos e a "margarida". Mesmo clicando para ver melhor, não percebi nada não. Acho que a simplificação deles está óptima!
Encontramo-nos no Coisas Banais?
Até lá!

conduarte disse...

Criança é uma cooooooooooooisa! DIfícil para eles entenderem além daquilo que eles vivem... As vezees, até a gente não entende? rsrsr


Bjks CON

Ana Cristina Melo disse...

Adorei! Talvez você tenha sentido uma tremenda frustração em ouvir que todo o seu trabalho se resumiu à "margarida que mamãe desenhou no computador", mas pense pelo lado bom, se a "margarida" não chamou a atenção deles, a história nos cativou e muito. :)
Beijos
Ana Cristina

Marcia M. disse...

ola querida venha participar do niver do meus pensamentos conto com vc!

Zisco disse...

Oi moça,

publiquei nosso tecido, bjs!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Fátima, meus filhos também sao muito curiosos e certamente me fariam muitas perguntas também.

A Vivi que está entrando nos 5 anos, está na fase dos "porquês" e haja paciência, viu, rs.

Um beijao

Maria Augusta disse...

Fatima, pelo menos eles tem uma visão poética do teu trabalho, "Mamãe desenha margaridas no computador"...não faz mal, com o tempo eles entenderão.
Muito gostosa tua narração!
Um grande beijo.

Zisco disse...

Moça, convida quem vc quiser, mas tb pode ser aqui ou em qq lugar, não há como limitar isso.

Bjs!

Fatima Cristina disse...

Olá Ana,

Para mim também foi difícil ver a margarida naquele gráfico, mas de qualquer forma devemos dar asas a imaginação das crianças.

Valeu pela visita.
Até mais no Coisas Banais.

Bjs.

Fatima Cristina disse...

Oi Con,

Pois é! Você tem razão... as vezes até adulto não entende!

Beijos e volte sempre!

Fatima Cristina disse...

Olá Ana Cristina!

É isso aí!
Que bom que você gostou.
Achei que esta história, mais reduzida, daria uma boa tirinha de jornal. Pena que não sou cartonista.

Beijos.

Fatima Cristina disse...

Oi Márcia!

Parabéns pelo "aniversário" do seu blog. Irei lá sim!

Bjs.

Fatima Cristina disse...

Oi Zisco!

Já fui lá ver o poema tecido a 4 mãos. Ficou muito legal! Foi uma honra para mim ter participado!

Bjs.

Fatima Cristina disse...

Oi Georgia,

5 anos é uma fase cheia de perguntas mesmo. Você também já passou por ela com o Daniel e sabe disso! Coisas de criança!

Beijos.

Fatima Cristina disse...

Querida Maria Augusta,

Nem sempre eu vejo o trabalho assim tão poéticamente como as crianças. Hoje, por exemplo, me parece que as margaridas todas murcharam...
Quem sabe amanhã elas criam novas vidas?

Beijos e volte sempre!

. disse...

Rs criança é uma barato mesmo..
bem eu perderia para eles..pq para mim era uma Roda-gigante..rs
Bjs

Mari Amorim disse...

Querida,
Vou adorar tô dentro,vai ser na casa de quem?Por favor me avise,gostaria de levar o bolo kkk.
Obrigada pela visita e carinho.
Aceita um café? seria maravilhoso
Boas energias
Mari

Mírian Mondon disse...

Que fofos viu! Essa da margarida foi ótima! Nada como os olhinhos inocentes dos nossos filhos, enquanto são inocentes! :)

Beijos

Anunciação disse...

Querida,parabéns,espero que vc desenhe outras "flores" para que seus pequenos assimilem e transmitam ao amigo que não conhece,a essencia da coisa.rs.Um beijo.

Marcia M. disse...

ja tem premiados no blog meus pensamentos

Anônimo disse...

Ei Fátima!!! O blog "O que elas estão lendo!?" está com sorteio!

Como você é nossa seguidora, viemos aqui te lembrar que amanhã é o último dia para participar.

Como participar? Só deixar um comentário dizendo: Eu quero participar!

Você vai estar concorrendo ao livro do famoso escritor brasileiro Pedro Drummond.

Depois é só cruzar os dedos!

beijos e boa sorte

Equipe "O que elas estão lendo!?"
www.elasestaolendo.blogspot.com

Fatima Cristina disse...

Oi Olavo,

Você acertou em cheio: parece mesmo uma roda gigante!

Bjs

Fatima Cristina disse...

Olá Mari,

Gosto da ideia de tecer rimas em várias mãos, mas por hora não teria tempo de organizar nada... quem sabe em 3 semanas...

Beijos!

Fatima Cristina disse...

Olá Mírian!

Os olhinhos dos meus 2 ainda teem um lado inocente. É mesmo bom!

Parabéns pelo Café entre os 100 Top!

Beijos!

Fatima Cristina disse...

Oi Anunciação, Márcia & Georgia, e todos mais:

Obrigada pelas visitas.

Estarei um pouco "fora do ar", apresentando o trabalho das "margaridas" numa conferência.

Beijos!

Adriana Riess Karnal disse...

Fátima,
Adoro suas histórias, e ainda mais com seu humor peculiar...

Fatima Cristina disse...

Olá Adriana,

É sempre bom receber sua visita no Boa Baltazar!

Beijos!

Galeria de visitantes

O "Boa Baltazar" possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

translator/übersetzer/ traducteur/μεταφράστης ...

tráfico de visitas...