Visitante

2 de dez. de 2009

A questão da mídia social


Ser ou não ser virtualmente social? Eis a questão!

 

Ultimamente  tenho encontrado este tema por todo lado. Estamos sentindo a obrigação de nos justificarmos perante ao desafio da questão da mídia social. Por um lado nós a usamos e por outro ela nos usa e as vezes abusa.

São quatro as mais importantes aplicações na mídia social virtual, conforme ilustrado na figura abaixo: 
  1. Aplicações de Expressão (Publicação e Discussão)
  2. Aplicações de Networking (Redes Sociais e suas ferramentas)
  3. Aplicações de Compartilhamento (Conteúdos, Produtos e Eventos)
  4. Aplicações de Jogos (os mais variados possíveis) 

FredCavazza.net

Para cada tipo de aplicação exitem plataformas sociais apropriadas que interagem entre si, proporcionando uma verdadeira teia de comunicação entre seus usuários.

Participar de plataformas sociais e se fazer virtualmente social e virtualmente presente? Porque não? No entanto, com cautela!

O Brasil, conforme já sabemos, é um consumidor de mão cheia das redes sociais, com 80% de sua população conectada. Mesmo os que não possuem computadores em casa, fazem uso da internet em outros ambientes para este fim. Esta taxa é preocupante. Na verdade são mundos virtuais, onde passamos comprovadamente mais de 23% do tempo de uso total da internet. Entre os consumidores deste novo "hábito", se encontram não somente jovens e adultos, mas também crianças em fase escolar.

A indústria da tecnologia da informação se alegra e muito com esses dados, pois cada vez mais são lançados novos jogos, aplicativos, e gadgets de monitoração para esses ambientes virtuais. Tais lançamentos são acolhidos rapidamente e recebidos de braços abertos pela grande maioria que não pode deixar de entrar na onda de toda esta high-tech.

Até que ponto esta convivência no espaço virtual cibernético nos é positiva, cabe a cada um de nós avaliar.

Quanto tempo passamos na frente de nossos monitores nos dedicando aos nossos passatempos virtuais, enquanto no nosso mundo real existe alguém à espera de uma brecha para um papinho ou um carinho?

Se a relação for de 50%, ou seja, se o tempo usado para o entretenimento virtual e o real for o mesmo, estamos quase ultrapassando o limiar de estarmos vivendo "no mundo da lua".

Mais uma vez, cabe a nós julgarmos o que tem mais importância em nossas vidas.

Pessoalmente, eu gosto de escrever no blog, ler os blogs de meu interesse e também comentá-los. Mas tudo tem sua hora e sua proporção.

Sim eu também sou uma "conectada". Uso o LinkedIn e o Xing profissionalmente, o Plaxo eventualmente, o Facebook irreverentemente, o Orkut esporádicamente, o Twitter informalmente e informativamente (leio nele as notícias de jornais mundiais em primeira mão), O WordPress institucionalmente e o Blogger "apaixonadamente"!

De uma maneira geral eu acredito que o melhor é usar a internet de forma comedida e sensata, sem esquecermos de nossos princípios éticos para não nos arrependermos mais tarde. Afinal, como nos lembrou a Maria Augusta aqui, o direito ao "esquecimento digital" ainda é um projeto em fase de especificação.

Ok. 
Agora tá na hora de voltar ao real. 
Os meninos me chamam e o Darling me espera!



Nota 1: O meu amigo Ruy de Queiroz, em seu blog: "Cibersegurança e o Domínio Público", publica sobre os fenômenos modernos que afetam a internet e a sociedade. Vale a pena ler os seus posts.


Nota 2: Este post se originou de um loooongo comentário que fiz no Côté cour, Côté jardin da Maria Augusta, em seu post "Webrealidade?"


Update:

(Publicado no Blog Favoritos em 21.12.2009)

Um adeus para as redes sociais

Para quem quiser sumir das redes sociais de uma vez só, tem um site que ajuda! ...Por enquanto o site ajuda a sair mais rápido do Facebook, do Linkedin e do Myspace. Link: Web 2.0 Suicide Machine"













8 comentários:

conduarte disse...

Boa Baltazar!
Gostei da explicacão, bem legal e nada de pretensao! é isso aí!
Minha linda posso te pedir uma coisa?
Conhece o blog do Joao menéres?
GRIFO PLANANTE?
pois entao, se vc puder vai conhecer e vote aqui

http://www.gazetadosblogueiros.com/

no centro da pagina um pouco abaixo vc encontrará grifo planante, vote ali por favor, é o útlimo dia, ajude!
obrigada, um beijo CON

Maria Augusta disse...

Fátima, obrigada por ter levado este assunto como comentário ao CCCJ, é verdade que devemos estabelecer limites para não abusar do espaço virtual e não ser abusados por ele. Afinal são ferramentas muito úteis que podem incrementar vários aspectos de nossa vida, é so saber usá-las com discernimento, né?
Acho que no espaço da Web 2, agora com o crescimento do Twitter e do Facebook, os blogs vão ficar para quem tem algo a dizer ou mostrar, o Twitter para a informação, e o Facebook para a comunicação mais superficial..cada um deve achar a medida certa para a presença em cada um, como você disse.
Um beijão.

lis disse...

Fátima
Aqui eu diria como sua avó materna "Boa Baltazar", ótimo texto, explicadinho e necessário. Muitas vezes me pergunto: quanto o tempo estou dedicando a outras leituras , aos pinceís ( nao sei, mas sujo tela rsrs) , as conversas mais longas com os filhos e ammigos ? o tempo da net na maioria das vezes tem sido maior e essa leitura faz a gente acordar e ficar mais vigilantes .
O perigo é o isolamento e focar no que na verdade, é virtual, longe de nós. É gostoso ,mas precisa mesmo ter a medida certa.
Gostei , abraços para voce, os meninos e o darling. Vou ler as suas recomendaçoes nos outros blogs.
Obrigada pela paradinha pra me ver.

Compondo o olhar ... disse...

querida, passei p avisar que tem selinho p vc no meu blog!! passá-la p uma visitinha e pegue seu presente.

bjocas

http://ivafpacini.blogspot.com

Fatima Cristina disse...

Oi Conceição!

Obrigada por avisar sobre a votação. Missão cumprida.

Beijos!

Fatima Cristina disse...

Oi Maria Augusta!

Você tem razão. Os limites somos nós sempre que devemos estabelecer. Mas não é muito fácil não!

Beijos!

Fatima Cristina disse...

Oi Lis!

Que bom que você gostou e levou a sério o tema. Vale a pena o questionamento!

Beijos!

Fatima Cristina disse...

Olá Ivany!
Obrigada. Passarei lá sim.
Beijos!

Galeria de visitantes

O "Boa Baltazar" possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

translator/übersetzer/ traducteur/μεταφράστης ...

tráfico de visitas...