Enquanto os livros impressos em papel ainda lideram o mercado em relação aos livros digitais, que seja celebrada a leitura dos mesmos!
Hoje na escola do meu filho menor, o Lukas, foi organizado um evento chamado "a sexta-feira da leitura". Os alunos apresentaram seus livros favoritos com ajuda de cartazes, desenhos, figuras, e leituras de alguns de seus capítulos. E alguns pais foram convidados a lerem para a turma parte de livros que pudessem vir a despertar mais o interesse deles pela leitura.
Nós haviamos sido convidados a participar como pais e já estava decidido que iríamos. O Darling iria ler um de seus livros de infância para eles. Eu iria acompanhando para curtir e registrar o evento com fotos para a posteridade. Curtir as apresentações sentadinha lá na cadeira baixa da sala de aula deles, ouvir as leituras, sorrir para eles dando apoio, tirar várias fotos, dar os parabéns a todos os participantes, me despedir e voltar para o escritório. Este era o plano inicial... Até que o Darling recebe a confirmação da visita de um de seus clientes no escritório durante o mesmo período da sessão de leitura na escola. Céus! Como dizer agora ao Lukas que "furou geral"?
- "Lukas, aconteceu uma coisa que não deixa mais o papai participar do dia da leitura na sua escola. Você acha que tem problema se a gente não for mais?"
- "Como?" - suspense, olho arregalado, cara de coitado (dele) - "Vocês não vão mais? Mas eu havia dito a professora que você mamãe iria fazer a leitura e o papai iria para acompanhar..." - suspense, olho arregalado, cara de coitada (minha - é claro!).
- "Lukas!!! A mamãe fazer a leitura? Com esse meu alemão macarrônico! Como você foi falar isso para a professora????"
- "Mãe, você conversa com todas as pessoas lá da escola muito mais do que o papai e todo mundo entende tudo que você fala... Além disso, a mãe do Martin vai, a mãe do Mathias vai e a mãe do Max também... e você já está lá na lista que a professora fez..."
Nessa hora, eu não sabia se odiava o cliente alemão que resolvera de última hora aparecer no escritório, se reclamava com o Darling por não cumprir com o planejado ou se consolava o Lukas que já encaminhava seu olhar ao chão, mostrando um certo ar de desapontamento com os seus pais... Como já era de se esperar, cedi.
- "Que seja o que Deus quiser!" - suspense, olhos arregalados, caras de alegre (deleS!) -"Ok, ok, eu vou! Eu vou procurar um livro de linguagem simples e uma parte bem pequena e vou ler lá na sua escola, conforme combinado..." A satisfação voltou a se mostrar no rosto de Lukas e o "alívio" no do Darling.
E assim foi feito. A manhã se desenrolou de forma agradável para todos os presentes. As crianças apresentaram os seus livros com desenvoltura, despertando o interesse entre os amiguinhos em ler os livros por eles escolhidos. Os (outros) pais leram como profissionais na arte de contar histórias. Eu fiz minha parte da melhor maneira possível, pensando que aquela seria a maior prova de amor ao meu filho e à leitura que eu poderia dar a ele naquele momento. Tudo certo. Os meus temores não aconteceram. Tudo se passou num clima de muita descontração. As crianças adoraram as leituras, inclusive a minha. Elas notaram, no entanto, a maneira "diferente" que eu entoei o texto algumas vezes. Porém, segundo percebi, elas se surpreenderam . Eu li bem melhor do que eles esperavam. Enfim, sobrevivi!
Veja neste link Lesetag - Klasse 4a as fotos que tirei lá.
No blog "Canastra de Contos" também encontramos um post recente sobre literatura na escola, com algumas dicas de como despertar o interesse dos pequenos pela leitura. Leia mais aqui.
8 comentários:
A leitura é um hábito que se aprende de pequeno. Como, visitar museus, que você, nos contou!
Parabéns a essa escola!
Isso mesmo, Eduardo!
Beijos!
Oi Fátima
Imagino como voce se sentiu bem ao participar desse evento de leitura com a turminha do seu filho.E as leituras com sotaque ficam interessantes , chamam mais atenção , o que no caso era bom .
Adorei as fotos e a maneira de postá-las , já havia tentado entrar nesse smilebox e nao consegui chegar até o final, depois desisti, mas pretendo retornar ,foi aqui mesmo que vi um formato bonito de fotos.
boa semana Fátima , meus abraços
Fátima, como diria sua avó.
"Boa Baltazar, boa!
Beijao e boa semana
Livros digitais também são o assunto por aqui!
Quanto ao Ladinho, sonho de todos pais!
bjs garota!
*Fátima, bom diaaaaaaa !!! *
Menina, você fez três ações BOAS
em uma ÚNICA oportunidade :
desafiou a si mesma, agradou teu
filho e deu um bom exemplo para as
crianças !!! *Parabéns !!!
*Fátima, sou professora de
"Língua Portuguesa" numa escola
pública do Estado de São Paulo
e ... você não imagina a
dificuldade que encontramos para
despertar em nossos alunos o
interesse pela LEITURA !!! (A
maioria não quer ler NA-DA !!!
É uma preguiça horrorosa !!! ).
Na verdade, meu primeiro e melhor
professor foi o meu *Pai !!! Ele
lia muito e ... todos os tipos
de leitura : livros, jornais,
revistas ... Também, sou da época
da televisão em preto e branco !
Uma das nossas - poucas !!! -
opções de LAZER era a leitura de
diversos livros que encontrávamos
na biblioteca da escola ! (Estudei
na escola pública no "Ensino
Fundamental" e no "Ensino Médio"
e na *Faculdade foi o ensino
privado, particular !!!).
*Aqui em casa, meu filho não
gosta de ler e ... não lê NADA !!!
Já a minha filha, vive comprando,
emprestando livros e lendo todos !
Às vezes, ele gosta tanto do livro
que decide lê-lo novamente para
fazer uma análise mais detalhada
do mesmo !!!
*Gostei muito deste teu post,
*Fátima !!! *Parabéns !!!
*Fátima, desejo para *Você e
para toda a sua família, uma
*Páscoa muito ALEGRE com *Jesus
no coração, muitos chocolates e
todos bem unidos e REunidos !!!
*Deus te abençõe !!! *
*Um abraço.
Fátima,
imagina, seu alemão deve ser ótimo já!!!é calro q iria ser muito legal.A Camila tbm já apresentou trabalhos de literatura em alemão, e disse q passou maus bocados,r,srsrr.Ah, vi vc como vítima da Quinta, achei o máximo.
bj
Lis,
Sim eu me senti muito bem mesmo participando do dia de leitura na escola do Lukas.
Gerogia,
Você bem sabe o dilema em qie vivemos por aqui, não?
Sergio,
Seja bem-vindo ao Boa Baltazar.
Obrigada pelo comentário.
Eduardo,
Livros Digitais estão "in"...
Quanto ao sonho de ver os filhos criados e independentes, acho que realmente é o de todos os pais!
Fada,
Obrigada pelo comentário e pelos elogios. Ser professora hoje em dia é realmente muito mais desafiador do que antigamente, quando a disciplina e os "bons modos" vinham junto com a crianca ja de casa, não é mesmo? Mas, não desista de fazer sempre o seu melhor na sala de aula!
Adriana,
Meu alemão ainda não é ótimo, mas já foi muito pior!!! Obrigada pelos comentários: aqui e na Vítima da Quinta!
Beijos em TODOS e Feliz Páscoa!
Postar um comentário