Visitante

23 de mar. de 2010

O livro em papel e seus dias contados


Hoje recebi uma chamada de participação do 1o. Congresso Internacional do Livro Digital. Li no site desta conferência parte da entrevista de Jeff Gomez (autor do livro "Print is Dead"),  sobre "Transmídia" dada à revista Forbes. Mais tarde, me deparei com o vídeo abaixo que mostra como os usuários de E-Books e afins poderão usar futuramente uma "Banca Digital de Jornais e Revistas".


Eu aqui com os meus livros de cabeceira fiquei a pensar que seus dias  estejam realmente chegando ao fim... Será que não?

Pelo rítmo de vida digital doméstica que levamos hoje em dia, acho que  bem mais cedo do que imaginamos seremos todos leitores de livros digitais e com muito prazer!

Já não é mais nenhuma novidade o fato de podermos ler e-mails, comentários de redes sociais, etc onde quer que estejamos pelo telefone celular, além de usarmos nossos laptops e netbooks para acesso rápido à Internet e em vídeo-telefonemas e vídeo-conferências com muita mobilidade também. Sem contar as redes sem fio que interligam todos os equipamentos digitais de uma casa, desde o seu satellite-receiver até os video-games das crianças e - claro - os computadores e seus periféricos.

Jornais e revistas já leio online há anos. Porém, livros ainda  não. Mas o que eu já quase aposentei foi o meu caderno de receitas. Ele agora se encontra  por aí como parte da culinária digital disponível. No outro dia mesmo, me peguei cozinhando enquanto lia a receita  do que fazia num site de culinária da Internet e ao mesmo tempo pegava dicas de como implementar a mesma  receita com a mamãe online por Skype, com o netbook ao lado do fogão!


Pelo visto este "futuro" já bateu à porta!

Fotos do Darling

9 comentários:

Teresa Diniz disse...

O livro digital poderá ser o futuro, mas nada substitui o cheiro de um livro antigo, nem o folhear das páginas.
Bjs

angela disse...

A Teresa disse o que eu pensei, é tão bom folhear um livro, mas sei lá, foi assim que aprendi as futuras gerações terão outros habitos.
beijos

Anônimo disse...

Olá Fátima!
Eu já leio ebooks há bastante tempo. Já acostumei e adoro. No meu trabalho também procuro, sempre que posso, utilizar material virtual (compro livros em cd, etc), por isso, para mim tanto faz os livros serem de papel ou eletrônicos, o que me fascina mesmo é o modo como o escritor alinha as palavras para transmitir o que lhe vai na alma.
Beijo grande.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Fátima, espero que nao, pois gosto muito de livros de papel, de levá-lo para a cama comigo, rs.

Apesar de eu ter já um livro digital, sou muito a favor que se continue com o de papel. Nao esse horror de impressao que eles andam fazendo, talvez uma reciclagem com os papéis, para evitar tanto transtorno à natureza.

Bom dia!


Bjao

Unknown disse...

Oi Fatima!
Gostei muito do texto, mas sinceramente espero tanto que os livros de papel persistam!
Gente, como é bom sentir o cheirinho de um livro novo, folhear as suas páginas, ir pra cama com um livro da biblioteca de Graz (que é òtima por sinal).
Nao sei como seria a minha vida sem livros...

lis disse...

Oi Fatima
Tomara que demore o desparecimento dos livros de papel porque gosto muito dessa facilidade de levar dentro da bolsa pra todos os lugares.
Leio muito na internet também, e as facilidades que voce já citou de fato são bem aceitas.Provavelente as
novas gerações nao mais usarão livros de cabeceira, serão coisas de museu.É o ciclo acontecendo!
Boa postagem e agradeço também seu comentário no post da blogagem coletiva, não consegui acompanhar o silencio, nenhuma observação sobre as críticas desnecessárias e grosseiras e aí veio a ideia do blog ser auto retrato, mas houve quem nao gostasse, rsrs
Passa lá pra ver , (só que nao fez diferença).
meus abraços Boa Baltazar!
beijinhos

Juliêta Barbosa disse...

Fatima,

Sou uma romântica incorrigível! Gosto mesmo é do cheirinho do livro e de folhear suas páginas em busca de alimento para minha alma. Nada melhor que um entardecer numa rede e a companhia de uma boa leitura.Bjs

Fatima Cristina disse...

Olá
Teresa,
Angela,
Marli,
Georgia,
Ligia,
Lis,
Julieta,

Quem nao gosta de folhear um livro...?

Adorei os comentários.
Beijos!

Gisley Scott disse...

Meu coração está a partir-se e a espatifar-se pelo chão...Amo livros!Tem que ter café e marca-texto! Preciso tocar, ler no ônibus.Acho isso um prazer! Espero que as bibliotecas e livrarias não se tornem digitais.

Bjks

Galeria de visitantes

O "Boa Baltazar" possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

translator/übersetzer/ traducteur/μεταφράστης ...

tráfico de visitas...